E.R.C (Existenciais - Relacionamento - Crescimento) de Clayton Alderfer.
1- Definir motivação.
É um conjunto de fatores psicológicos, está ligado ao fato de saber o que uma pessoa quer da vida, influencia o comportamento do ser humano, impulsos, necessidades, instintos, está ligado a motivação. Energia, estimulada por desejos ou necessidades do ser humano.
2- Comparar e caracterizar as diferentes teorias da motivação:
a) Teoria da Hierarquia de Necessidades de Abraham Maslow:
É uma divisão hierárquica onde as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
Maslow define as necessidades em 5 tipos:
* Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo.
* Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida.
* Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube.
* Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos.
* Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
b) Teoria de Necessidades E.R.C. (Existenciais - Relacionamento - Crescimento) de Clayton Alderfer:
Clayton Alderfer propõe certas mudanças à Pirâmide de Maslow, aos nivéis de necessidades das pessoas. As necessidades não tem que se satisfazer por ordem correlativa.
* Necessidades de Existência ou Existenciais
Necessidades básicas. Consideradas por Maslow como fisiológicas e de segurança.
* Necessidades de Relação
Estas necessidades requerem, para sua satisfação, da interação com outras pessoas.
* Necessidades de Crescimento
Desejo de crescimento interno das pessoas. Incluem as necessidades de estima e a de auto-realização.
c) Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland:
É uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações dos trabalhadores através da satisfação das suas necessidades.
Existem 3 necessidades que segundo McClelland assumem especial importância:
* A necessidade de realização, que traduz o desejo da pessoa em atingir objetivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficientemente.
* A necessidade de poder, isto é, o desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros.
* A necessidade de afiliação, que representa o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade.
É uma divisão hierárquica onde as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
Maslow define as necessidades em 5 tipos:
* Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo.
* Necessidades de segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida.
* Necessidades sociais ou de amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube.
* Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos.
* Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser: "What humans can be, they must be: they must be true to their own nature!" (Tradução: "O que os humanos podem ser, eles devem ser: Eles devem ser verdadeiros com a sua própria natureza).
b) Teoria de Necessidades E.R.C. (Existenciais - Relacionamento - Crescimento) de Clayton Alderfer:
Clayton Alderfer propõe certas mudanças à Pirâmide de Maslow, aos nivéis de necessidades das pessoas. As necessidades não tem que se satisfazer por ordem correlativa.
* Necessidades de Existência ou Existenciais
Necessidades básicas. Consideradas por Maslow como fisiológicas e de segurança.
* Necessidades de Relação
Estas necessidades requerem, para sua satisfação, da interação com outras pessoas.
* Necessidades de Crescimento
Desejo de crescimento interno das pessoas. Incluem as necessidades de estima e a de auto-realização.
c) Teoria das Necessidades Adquiridas de David McClelland:
É uma das muitas teorias que procuram explicar as motivações dos trabalhadores através da satisfação das suas necessidades.
Existem 3 necessidades que segundo McClelland assumem especial importância:
* A necessidade de realização, que traduz o desejo da pessoa em atingir objetivos que representem desafios em fazer melhor e mais eficientemente.
* A necessidade de poder, isto é, o desejo de controlar, decidir e de influenciar ou ser responsável pelo desempenho dos outros.
* A necessidade de afiliação, que representa o desejo de manter relações pessoais estreitas e de amizade.
3- Explicar como as diferentes teorias da motivação podem ser empregadas para influenciar o comportamento das pessoas nas organizações.
Apesar de diferentes teorias de motivação, cada uma sendo diferente da outra, todas influenciam e determinam o seu comportamento. A motivação humana caminha junto com as necessidades individuais e é muito complexa, razão pela qual existem tantas teorias diferentes tentando explicá-la, ainda que parcialmente. É muito difícil aplicar nas organizações devido à complexidade das teorias de motivação e suas diferentes abordagens, e necessidades humanas. É preciso entender plenamente a abordagem dessas teorias e tentar encaixá-las nos objetivos das organizações.
4- Definir satisfação profissional e explicar os fatores que a influenciam.
É uma atitude de cada pessoa no seu trabalho, como se encontra o profissional, seu estado emocional positivo e depende de vários fatores que influenciam, como: motivação, ambiente, higiene, segurança, gestão, envolvimento, cargo e salário.
5- Descrever as consequências da satisfação/insatisfação profissional.
São distintos, opostos, a satisfação e insatisfação profissional, acaba refletindo na vida pessoal e emocional de diferentes maneiras. As consequências da satisfação profissional, deixa um ambiente prazeroso, resulta em um bom trabalho, é um atributo importante na vida pessoal. Já a insastifação, pode indicar necessidade de mudanças, desânimo e afeta na vida pessoal.
6- Explicar a relação entre satisfação profissional, motivação e desempenho.
A relação entre satisfação profissional, motivação e desempenho, estão interligadas entre sí, uma pessoa satisfeita profissionalmente tem motivação para ter um bom desempenho em suas atividades.
Jorge Henrique Vieira
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